Maria do Carmo Silva Ferreira, de 65 anos, perdeu a visão do lado direito em decorrência da catarata, mas descobriu na consulta de triagem do projeto Viva Alcântara que poderia voltar a enxergar com mais qualidade com o olho esquerdo.
O projeto executado pelo Governo do Maranhão oferta serviços de saúde por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na ação.
Com o programa Cuidar dos Olhos, os pacientes realizaram as consultas oftalmológicas e os casos com indicação cirúrgica de catarata e pterígio também recebem atendimento na ação.
“Eu ia fazer a cirurgia no olho direito, mas o doutor verificou que a catarata já estava muito avançada e que mesmo com a cirurgia talvez eu não conseguisse voltar a enxergar. Como a doença estava passando para o outro olho, e eu já estava vendo tudo embaçado, ele optou por eu fazer neste lado e graças a Deus eu fiz. Não senti nada e quando cheguei em casa, e tirei o tampão do olho, estava vendo bem”, disse Maria do Carmo durante o atendimento.
A idosa foi uma das centenas de alcantarenses que foram beneficiados pelo projeto coordenado pelo Governo do Estado, cujos serviços de saúde executados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde quinta-feira (28) no município.
Entre os atendimentos na ação, estão consulta e triagem para cirurgias de catarata e pterígio, através do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgia e Óculos, realizadas no Hospital Municipal de Alcântara Dr. Neto Guterres; consultas de clínico geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, agendamento de exames laboratoriais e de imagem, na Escola Municipal John Kennedy.
Orlando Sousa, de 72 anos, é lavrador aposentado e também foi beneficiado pela ação do Governo do Estado com a cirurgia para tratar pterígio.
Segundo o idoso, ele sentia muito ardor nos olhos, principalmente no lado esquerdo, cuja visão já estava bastante comprometida em decorrência da lesão ocular.
“Por causa disso, a minha visão estava bem empatada, tinha um ardor na vista e às vezes tinha que baixar a cabeça até que o incômodo aliviasse. Foi quando soube da ação e resolvi vir aqui ontem (28).
Ao chegar fiz a consulta e fui informado que poderia fazer a cirurgia e eu aproveitei. Eu não fiquei com medo, isso aqui foi uma benção. Gostei demais do atendimento e agora depois que sarar esse olho vou querer fazer no outro também”, compartilhou Orlando.
Nesta sexta-feira(29), o governador Carlos Brandão acompanhou a execução da ação em Alcântara. “Nada mais justo do que fazer um grande mutirão. Ao todo foram 60 entidades, como a Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, além das secretarias de governo, tornando possível a realização de 3 mil atendimentos. Eu estou muito feliz porque Alcântara está resgatando um sonho histórico”, afirmou o governador Carlos Brandão.
Na ocasião, uma equipe da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) também prestou apoio na iniciativa com atendimento de enfermagem, imunização, fazendo ainda a oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, bem como educação em saúde por meio de palestras a respeito da prevenção de doenças, higiene, alimentação saudável, práticas de autocuidado e planejamento familiar.
Rosângela Araújo, de 46 anos, aguardava a consulta com a ginecologista para realizar o exame preventivo.
“Todos os anos eu faço o exame. Eu achei ótima a iniciativa porque muita gente não tem acesso à saúde e também porque é caro”.
O projeto também oportunizou à população atendimento odontológico por meio da unidade do Sorrir Móvel.
É o caso de Márcia Regina Brito, de 59 anos, que aproveitou a iniciativa fazer a consulta odontológica de rotina. “É importante ter cuidado com a saúde. Às vezes no decorrer do dia a dia nos falta tempo, e também dinheiro, para receber atendimento como este, então quando soube da ação resolvi aproveitar”, afirmou Márcia.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve no segundo dia de ação, dialogou com os pacientes e a execução dos atendimentos em saúde.
“São centenas de atendimentos em saúde realizados na cidade história de Alcântara. É mais uma forma de o governador Carlos Brandão democratizar o acesso aos serviços públicos de saúde. Alcântara recebe nestes três dias um mutirão de cidadania, reflexo do compromisso que o Governo do Estado tem em cuidar de todos os maranhenses”, afirmou.
NOVA SALA DE CIRURGIA
Durante a agenda, o governador Carlos Brandão, juntamente com o secretário Tiago Fernandes e a comitiva estadual, fez a entrega da nova sala do novo centro cirúrgico do Hospital Municipal de Alcântara Dr. Neto Guterres.
A nova sala de cirurgia foi totalmente equipada pelo Governo do Estado e conta foco de teto, mesa cirúrgica, mesa auxiliar, aparelho de anestesia, aspirador cirúrgico, bisturi elétrico, desfibrilador, relógio de parede e negatoscópio.
“Com o novo centro cirúrgico poderemos fazer parto cesária, laqueadura, incluindo procedimentos de hérnias e apendicite”, comemorou o diretor geral do hospital, José Roberto Costa Alves.