Servidores do IBGE morrem carbonizados durante combate a incêndio no DF

Valmir de Souza e Manoel José atuavam como brigadistas e tentavam conter o avanço das chamas em área próxima à reserva do Instituto, em Brasília

Servidores do IBGE morrem carbonizados durante combate a incêndio no DF

Dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) morreram de forma trágica na tarde desta terça-feira (29), durante o combate a um incêndio em área de vegetação no Residencial Tororó, entre os municípios de São Sebastião e Santa Maria, no Distrito Federal.

As vítimas foram identificadas como Valmir de Souza e Manoel José, ambos membros da brigada de incêndio do IBGE. Segundo nota oficial do órgão, o fogo teve início em uma área externa situada em frente à Reserva Ecológica pertencente ao Instituto.

“Dois servidores do IBGE, participantes da brigada de incêndio do órgão, faleceram durante o combate ao fogo nessa área externa, que apresentava risco de se alastrar para a reserva do IBGE. A direção do Instituto, por meio da Superintendência no Distrito Federal, está prestando apoio às famílias das vítimas e tomando todas as medidas necessárias”, afirmou o IBGE em nota.

Moradores tentaram ajudar


O morador da região, João Vaz de Melo, de 56 anos, contou que ajudava voluntariamente no combate às chamas quando foi alertado sobre o desaparecimento dos servidores.

“O motorista do caminhão do IBGE desceu e me perguntou se eu tinha visto os dois funcionários. Saí desesperado procurando por eles e acabei encontrando os corpos, a cerca de 100 metros um do outro”, relatou.

Alta incidência de incêndios


O caso ocorre em meio a uma onda de incêndios florestais no Distrito Federal. Apenas nesta terça-feira (29), foram registradas 38 ocorrências relacionadas ao fogo em áreas de vegetação. No Gama, um incêndio de grandes proporções atingiu mais de 20 mil m².